Olá professor(a), se você é um daqueles muitos que não aceita inovar para melhorar sua metodologia de trabalho e acredita que aprender é uma questão só de vontade, é bom parar por aqui. Mas, se ousar, é para você, tão necessário quanto acreditar no incerto, posicione-se em sua cadeira e vamos lá...
Não quero ser presunçoso em afirmar que esta proposta é solução para seus problemas de ensinar matemática, mas posso garantir que o resultado é inevitável se aplicado dentro de um ambiente propício ao que se objetiva.
E por falar em objetivo, vamos generalizar um para nortear o que se propõe. Só um lembrete: os objetivos se especificam de acordo com os conteúdos que se pretende trabalhar.
Objetivo geral: Eliminar dificuldades quanto ao entendimento do raciocínio lógico matemático bem como desenvolver aptidões e habilidades para a prática cotidiana de modo a desmistificar o processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia: é bom relacionarmos aqui nossos interesses, pois esta proposta é extremamente adaptável a qualquer outra proposta de cunho pedagógico. Por isso, quero propor utilizarmos um conteúdo simples de Equação do 1º grau. Então...
- É construído um labirinto com o material disponível com uma área de pelo menos 20m2;
- O número de participantes por vez é determinado por você, professor;
- Os participantes inciarão o percurso e deverão chegar ao final com o maior número possível de respostas corretas;
- Em todos os compartimentos do Labirinto Matemático haverá desde questões simples de equações a problemas com um nível maior de complexidade;
- Não poderá conter duplicidade de questões nem respostas, pois o professor deverá saber em que compartimento do Labirinto estava a questão da qual o aluno retirou a resposta;
- Uma segunda proposta metodológica é que o aluno traga anotado, de dentro do Labirinto, as respostas das equações encontradas no percurso;
- Por fim, o professor avaliará o tempo e respostas corretas que o aluno apresentar.
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